Há alguns dias, participei de um treinamento on-line realizado pelo Facebook sobre públicos personalizados para anúncios. Não é de hoje que a rede tem procurado qualificar seus anunciantes, afinal, quanto melhor a performance dos anúncios, mais as pessoas terão desejo de anunciar.
Público personalizado (Custom Audience)
Nos anúncios do Facebook, essa é a maneira mais fácil de encontrar as pessoas que você já conhece dentre as que estão na base de cadastrados da rede. Isso pode ser feito a partir de contato de e-mail, número de celular, ID no Facebook e até mesmo ID de aplicativos.
Para criar um público personalizado, basta acessar o Manage ADs e selecionar a opção “públicos” no menu à esquerda. Depois, clique no botão “criar público” e selecione a opção “público personalizado”. Nesse momento, é só selecionar o tipo de público que você deseja criar com base nos dados que tem disponíveis e escolher como prefere carregar esse material. Quando for configurar seus anúncios, lembre-se de utilizar os públicos personalizados que você criou para melhor performance.
FAQ
Durante o treinamento, a equipe especializada do Facebook respondeu a algumas das dúvidas dos participantes. Como elas também podem ser as suas, compartilho as principais aqui embaixo:
R) O ID das pessoas não é público. Você consegue os IDs das pessoas por meio dos apps do Facebook. Por exemplo, os botões de Facebook connect, FB login ou app mobile.
R) Esses apps são aqueles botões que vocês implementam no site de vocês para que as pessoas façam login com FB. Dessa forma, quando a pessoa faz login, ela aceita conceder informações para a empresa. No link abaixo você encontra como instalar esse botão e outros plugins do Facebook: https://developers.facebook.com/products/login/
R) Se o email cadastrado no Facebook não for o mesmo da sua lista de CRM, nós não conseguimos encontrar essas pessoas. Por isso, nunca encontraremos 100% das pessoas da sua lista.
P) Se eu selecionar números de telefone, as pessoas da lista serão impactadas somente via mobile?
R) Não, você não impactará apenas no mobile. O número de telefone funciona como o email, iremos procurar esses telefones na nossa base, já que algumas pessoas informam o telefone no momento do cadastro. Mas você impacta essas pessoas em qualquer dispositivo de acesso
P) O que, de fato, é considerado para criar um público LookAlike? Páginas em comum? Interesses? Idade? Localização? Sempre criei e uso o público LookAlike mas ainda não consegui ninguém que me explicasse exatamente o que o FB leva em consideração para criar esse tipo de público.
R) O Facebook leva em conta mais de 5.000 fatores para encontrar pessoas semelhantes. Ou seja, nós procuramos as principais características em comum do seu público personalizado para encontrar outras pessoas com as mesmas características, desde dados geográficos, demográficos, páginas que essas pessoas curtem, termos mais utilizados em postagens, tudo o que sabemos sobre elas.
R) Não, só é possível criar um lookalike da sua página, por questões de privacidade.
R) Quanto mais fechado e específico (qualificado) o público, mais caro. Apesar de o clique ser mais caro, porque o público é mais qualificado, o anúncio é mais eficiente, porque tem mais chance de converter a pessoa. O clique mais barato vale quando o público é mais amplo.
R) Uma coluna só, com todos os e-mails. Arquivo em csv com lista de e-mails ou telefones.
O material completo sobre Públicos Personalizados pode ser baixado nesse link. ;)